Compras

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O Sistema de Compras tem o objetivo de organizar, registrar e programar todos os processos envolvidos nos procedimentos de compras. Neste módulo são lançadas todas as ordens de compras de insumos e serviços destinados às obras e também de outros insumos de ordem administrativa ou itens do imobilizado.

O sistema conta com toda uma gestão para controle e aprovação de cotações dos insumos a serem comprados, fazendo a emissão da Solicitação de Preços para serem enviados por e-mail ou fax para os fornecedores.

Após a impressão da Ordem de Compra o sistema passa a acompanhar o seu andamento até a chegada dos insumos. Este controle prevê o recebimento parcial da Ordem de Compra, onde ela pode ser atendida por diversas Notas Fiscais.

Neste Sistema também podem ser controlados serviços empreitados, onde o sistema passa a fazer um controle das medições, inclusive com a impressão de um formulário para a medição do serviço.

Recursos disponíveis no Sistema:

• Controle de todas as etapas de um processo de Compra, desde a requisição até a entrega dos insumos e a Nota Fiscal;
• Requisições e Ordens de Compra controladas por Empreendimento e Obra, que aqui podem ser entendidas também como Departamentos e Setores;
• Formulários de Ordens de Compras ou Serviços customizáveis;
• Requisições e Ordens de Compras baseadas nos Orçamentos pré-estabelecidos;
• Alimentação de um banco de dados de Preços dos Insumos separados por regiões;
• Consultas para levantamento histórico da compra de um determinado insumo e seus fornecedores;
• Diversos Relatórios que propiciam a obtenção das informações das compras efetuadas, como Relação de Compras e Requisições, datas de entrega de insumos, comprometimento financeiro gerado pelas Ordens de Compra, integrando isto ao Sistema de Contas a Pagar;
• Conversão de medidas dos insumos, transformando unidades de consumo (orçadas) em unidades de compra, para que um insumo possa ser comprado com diferentes unidades. Exemplo: o insumo pode ser orçado em quilos e comprado em sacos, o sistema fará os comparativos na unidade de consumo orçada;
• Controlar e relacionar todas as ordens de compras em aberto, em atraso, atendidas, etc…;
• Geração das quantidades e valores comprados para o Sistema de Acompanhamento do Orçamento, alocando estes valores nas respectivas etapas e serviços orçados.